Título: "Novo Wegovy: A Revolução Que Pode Salvar Vidas. Mas a Espera é de Arrebentar!"
Atenção, fãs da saúde e do bem-estar! A farmacêutica Novo Nordisk traz à tona o mais novo revolucionário na luta contra a obesidade: o Wegovy (semaglutida 2,4 mg)! Mas a batalha para que ele chegue ao SUS está lançada e vai exigir coragem, paciência e um pouco de fé!
Dia 16 de dezembro de 2024 está marcado como o dia em que a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias) vai avaliar se o Wegovy vai fazer parte do cardápio do Sistema Único de Saúde. São 180 dias úteis debatendo se esse remédio milagroso entra ou não na lista! E com mais 90 dias de prorrogação, a gente pode estar esperando até 2026 para saber se a gente vai ter esse aliado de peso na luta contra a balança!
Com a missão de oferecer uma solução para a obesidade em pessoas com mais de 45 anos e problemas cardiovasculares, a esperança se acende! Mas calma, porque se tudo correr bem, o Wegovy só estará disponível lá para 2026! Sim, você leu certo: um verdadeiro “desespero” que pode levar anos até o povo brasileiro conseguir acesso a esse tratamento!
E não pense que a avaliação técnica é rápida! Em março deste ano, já devia ter começado, mas adivinha? O Wegovy ainda não apareceu no portal da Conitec! O tempo passa e o drama da obesidade só aumenta!
O SUS, até agora, se vira como pode, com dietas, exercícios e até cirurgia bariátrica para os casos mais graves. Mas o que será que vai acontecer com um futuro tão nebuloso? Se aprovado, mais 180 dias de negociação, aquisição e tortura psicológica para o pobre cidadão que só quer emagrecer!
E se a Conitec decidir ser cruel e prorrogar mais uma vez? Só lá para setembro de 2026 o Wegovy pode ser efetivamente incorporado no SUS. Isso é uma verdadeira saga de “O Senhor dos Anéis”, mas sem um final feliz para quem precisa urgentemente de ajuda!
Mas não para por aí! A Novo Nordisk também deixou claro que não protocolou o pedido para o Ozempic e o Rybelsus, que mesmo com o mesmo princípio ativo, só servem para diabetes. E quem disse que a vida é fácil? Eles alertam que não vale a pena inventar moda e sair tomando remédio sem orientação médica. Alerta dado!
Lá atrás, em 2023, o desprezado Saxenda foi colocado na linha, mas não conseguiram avançar com a proposta. A resposta da Conitec? O Saxenda também está na fila de avaliação, mas cadê a agilidade?
Enquanto isso, alguns sortudos já conseguem acesso ao Wegovy em Goiás, no DF e em outros estados. E em São Paulo, o HC-FMUSP ainda dá um help para os necessitados com recursos próprios!
Preparem-se, porque a luta contra a obesidade está longe de acabar, e a espera pode ser mais amarga do que qualquer dieta! Se aguentar firme, o Wegovy pode ser a luz no fim do túnel, mas quem viver, verá!
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br