URGENTE: USP DEVE CEDER E PARTICIPAR DO ENADE! AQUELE EXAME QUE TODO MUNDO AMA ODIAR!
Prepare-se, leitor! O Conselho de Graduação da USP tomou uma decisão bombástica: a venerável instituição vai, sim, participar do Enade a partir de 2025! É isso mesmo que você leu! Na última reunião, realizada no dia 15, o placar favoreceu essa polêmica adesão que agora vai para o Conselho Universitário, que deve chancelar a decisão em breve. E a expectativa é que tudo seja aprovado já em junho!
LICENCIATURAS À MERCÊ DO ENADE!
Só neste ano, apenas os cursos de licenciatura vão enfrentar o MEC e seu famigerado exame. E não pense que os coordenadores estão alheios a isso! Eles já estão sendo convocados para reuniões tensas sobre como lidar com essa bomba relógio.
Desde a criação do Enade em 2004, a USP vem discutindo essa questão acaloradamente. Na época, a reitoria decidiu simplesmente dar as costas ao exame, alegando que ele era inferior e não atendia à qualidade esperada pela universidade. Mas, acredite, as críticas ainda têm eco hoje! Os professores e diretores estão alarmados: ao aceitar esse tipo de regulação, estamos na verdade abrindo as portas para uma avalanche de mediocridade!
A REALIDADE CRUA: MENOS DE 50 GRADUADOS POR ANO!
Prepare-se para os números! Das 34 licenciaturas da USP, apenas 5 têm mais de 50 alunos se formando por ano. Isso mesmo! A maioria está numa situação inusitada: a participação deles no Enade pode gerar dados totalmente instáveis e enganosos, que podem direcionar políticas educacionais equivocadas! Que confusão!
E não para por aí! O Enade aplicado pelo Inep tem 40 questões, sendo apenas 10 relativas a conhecimentos gerais! Isso mesmo, só 10! O teste, exaltado pelo governo com a promessa de ser mais focado nas competências docentes, continua a ser alvo de reclamações e desconfianças. Será que a solução para os problemas do ensino superior é ser avaliado por um exame considerado "simples demais"?
Preparem-se, porque a luta para manter a qualidade acadêmica da USP pode estar apenas começando! Rumo ao Enade, ou será que rumo ao abismo?
Crédito da foto publicada: redir.folha.com.br